segunda-feira, 27 de março de 2017

Em final polêmica, Parnahyba vence o Altos de virada e é campeão do primeiro turno do Piauiense

O Parnahyba venceu de virada o Altos por 2 a 1 neste domingo no Lindolfo Monteiro em Teresina e conquistou o titulo do primeiro turno do Campeonato Piauiense 2017, o jogo acabou com muita polêmica por causa de um gol mal anulado do Altos aos 41 do segundo tempo e que empataria o jogo e levaria para a prorrogação, decepcionado, o presidente do Altos disse que irá tirar o Altos do segundo turno. Com a conquista, o Parnahyba garantiu vaga na Copa do Nordeste, a qual vai disputar pela primeira vez, e na Copa do Brasil de 2018.

O Tubarão devorou o Jacaré no Lindolfinho e é o campeão do primeiro turno / Imagem: CidadeVerde

Altos x Parnahyba(1 - 2)

Por ter feito melhor campanha ao longo do torneio, o Altos entrou em campo com a vantagem de ser campeão do turno caso o jogo fosse pra prorrogação e terminasse empatado. Ao Parnahyba, só restava vencer.

Com a necessidade do resultado, o Parnahyba foi pra cima e entrou em campo com uma formação mais ofensiva. A estratégia do técnico Fernando Tonet funcionou e o Tubarão dominou o jogo no primeiro tempo, tendo mais oportunidades de gol e dando poucas chances para o Altos, que sofreu com a ausência do meia Esquerdinha, que está suspenso.

O Parnahyba foi para cima do Altos no primeiro tempo / Imagem: CidadeVerde

Mas em uma das poucas chances que teve, o Jacaré aproveitou. Aos 38 minutos, em cobrança de falta do lado esquerdo, Thiaguinho acertou um belo chute e abriu o placar para o Altos.

O gol foi um banho de água fria no Tubarão, justo na hora em que começou a chover no Lindolfo Monteiro. Mas não demorou muito e o time parnaibano conseguiu reagir. Aos 45 minutos, Yerien fez boa jogada pela esquerda e cruzou na grande área para Tininho, que chutou forte e deixou tudo igual.

Altos x Parnahyba, 1 a 2, final primeiro turno Piauiense 2017,  Lindolfo Monteiro / Imagem: CidadeVerde

O técnico Ruy Scarpino fez duas mudanças no Altos para o segundo tempo: tirou o artilheiro Manoel, que voltou a jogar após se recuperar de lesão na coxa direita e não fez muito em campo e colocou Mauro; e substituiu Wagner por Alex Mineiro no meio de campo, setor do Jacaré que pouco ajudou no ataque.

As mudanças surtiram efeito no sentido de equilibrar a partida e o domínio de bola entre as duas equipes, mas não reduziu o ímpeto do Parnahyba. O Altos até chegou mais ao ataque que no primeiro tempo, e teve chances de marcar, mas aos 25 minutos, Jânio Daniel recebeu passe do lado esquerdo, chutou e fez o gol da virada e do titulo do Tubarão.

Aos 41 minutos, a torcida do Altos chegou a comemorar o gol de empate, mas antes mesmo de Joelson chutar a bola, a arbitragem marcou impedimento do lance, o que gerou muita reclamação.

Marcação de impedimento em gol do Altos gerou muita reclamação / Imagem: CidadeVerde

Mesmo com muita reclamação a arbitragem não voltou atrás da decisão e o Altos não conseguiu chegar ao empate, melhor para o Parnahyba que voltou a levantar um troféu de campeão após 4 anos, o último havia sido em 2013, quando se sagrou bicampeão Piauiense.

Com o titulo, o Parnahyba garantiu vaga na final do Piauiense e nas Copas do Nordeste e do Brasil de 2018
Imagem: CidadeVerde

Presidente ameaça tirar o Altos do returno:

Frustrado com a arbitragem que errou ao marcar impedimento no gol que empataria o jogo contra o Parnahyba, o presidente do Altos, Warton Lacerda, ameaçou tirar o Altos do segundo turno, o dono do Jacaré alegou que com o erro o clube poderá ter  muitos prejuízos caso não consiga ganhar o segundo turno, o que deixará o time sem vaga nas competições de 2018 das quais receberia cota por participação, esse ano o clube recebeu R$ 600 mil da Copa do Nordeste e outros R$ 250 mil da Copa do Brasil. O presidente do Jacaré ainda criticou a escolha da arbitragem, a qual julgou despreparada para uma final:

"-- A sensação que eu tenho é de tirar o time do segundo turno. Vou refletir, mas é a vontade que tenho. Não vejo quem vai pagar essa conta. Eu vou tirar o time, todo mundo sabia que essa arbitragem não era para final de campeonato. Colocaram um trio complicado. Final de campeonato não existe sorteio, existe o melhor árbitro, e não botaram a melhor arbitragem. Sinceramente, a vontade que tenho, e acho que vai ser isso, é tirar o time do segundo turno e jogar a Série D. É uma decisão 90% tomada. Se não houver algo que faça ressarcir esse prejuízo, como eu acho que não tem, é tirar o time do segundo turno. Não considero que eu perdi não. "

Warton Lacerda, presidente do Altos, ficou muito decepcionado com erro da arbitragem e cogita tirar o Altos do segundo turno / Imagem: CidadeVerde

"-- Fizemos o segundo gol, empatamos o jogo e anularam o gol da gente. As televisões todas estão mostrando o gol legítimo. Nem sei o que eu digo, é complicado. Não gosto de lamentar, mas se tivesse perdido no jogo, ficava calado, mas empatamos e arbitragem fez o que fez. E agora, quem vai pagar a conta? Ninguém. O prejuízo financeiro não tem tamanho. Os patrocinadores patrocinam o time da capital. Os caras tiram da gente e quem tem policiamento é o bandeirinha.", disse Warton em entrevista ao Globo Esporte.

Segundo Turno:

O Tubarão folga na rodada de abertura do segundo turno do Piauiense, mas retoma a competição diante do 4 de Julho, no sábado, na Arena Ytacoatiara, em Piripiri. Já o Altos vai enfrentar o lanterna Piauí na quinta-feira, dia 30, às 20 horas.

Fonte: Com informações do Cidade Verde e Globo Esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...