domingo, 17 de janeiro de 2016

Hoje técnico do Flamengo-PI, Athirson revela por que não foi para o Barça "das estrelas"

Pep Guardiola, Frank de Boer, Phillip Cocu, Patrick Kluivert, Marc Overmars, Jari Litmanen, Rivaldo, Zenden, Luis Enrique, Emmanuel Petit, Xavi e Puyol. A constelação de craques do Barcelona na temporada de 2000-01, que não terminou bem no Campeonato Espanhol e na Uefa Champions League, era enorme.

O que muitos não lembram, contudo, é que o número de estrelas do Barça poderia ter aumentado. Então lateral-esquerdo titular e ídolo do Flamengo, Athirson Mazzoli e Oliveira recebeu uma proposta do clube catalão, esteve perto de se transferir, mas acabou aceitando oferta de outro gigante europeu, a Juventus, de Turim, por conta de um 'problemão' com a Justiça.

"Eles tinham feito a proposta e tava tudo certo, mas, quando ia finalizar, teve o impeachment do presidente da época, e o clube ficou de 15 a 20 dias sem contratar. Não sabia quanto tempo demoraria pra assumir o novo presidente, e a Juventus, no meio do caminho, fez a proposta dela", contou o ex-jogador e atualmente novo treinador do Flamengo, do Piauí, ao ESPN.com.br.
Athirson Flamengo Comemora Gol Futebol Campeonato Brasileiro Gazeta Press
Athirson brilhou no Flamengo, entre 1996 e 2000, e foi alvo do Barcelona de Rivaldo e cia.
E engana-se quem pensa que sua ida para a "Velha Senhora" esteve livre de turbulências. Fla e Juve não se entenderam na transferência, e o caso foi parar novamente no âmbito jurídico.
"Ainda não tinha muita coisa certa, Flamengo falou que não tinham me vendido e acabou que ficou um problema judicial, ficou na Justiça, tanto na Fifa, como aqui no Brasil. Na Fifa eles perderam, eu não poderia jogar enquanto o caso não estivesse solucionado e tive que fazer um acordo com o Flamengo. Eles iam ganhar um dinheiro bom na venda e, com todos esses problemas, saí um pouco prejudicado", lembrou o ex-lateral.
Em Turim, Athirson passou aperto e, por um problema muito grave de saúde, teve grandes dificuldades de adaptação ao futebol europeu. 
"Os médicos achavam até que era leucemia. Fiz exames, mas não tinha nada disso, graças a Deus. Acho que foi uma dengue hemorrágica, mas lá [na Itália] não existe esse foco. Acabou que ficamos sem o diagnóstico local. Estava com 5 mil plaquetas, e o normal é 120. Foi um baque muito grande. Eu era jovem, imagina... Pra me adaptar, pra me acostumar e me ambientar a tudo, acabei perdendo espaço na seleção. Eu era o reserva automático do Roberto Carlos e, com minha ida para lá, saí da briga pela posição", lamentou.
"Se eu pudesse voltar a fita, não sairía do Flamengo naquele momento. Esperaria chegar a Copa do Mundo e, depois, iria para o Barcelona, pelas características do clube, que tinham mais a ver com as minhas", completou.
Logo após encerrar a carreira dentro de campo e passar um tempo como comentarista do canal "Fox Sports", Athirson acertou com o Flamengo, equipe 17 vezes campeão do Campeonato Piauiense - a última conquista aconteceu apenas em 2009 - para iniciar seu caminho como técnico de futebol.
Athirson Flamengo Piauí Placa Futebol Divulgação
Copa do Nordeste é objetivo do "Professor Athirson"
No clube rubro-negro, xará de sua primeira casa no esporte, ele aceitou o desafio de tentar levar o time ao título da principal competição do Nordeste.
"Me chamou atenção pelo fato de jogar a Copa do Nordeste. Queria abrir o mercado aqui, que é muito bom e me chamou a atenção em relação a isso. O projeto é muito bom", comentou.

E a primeira contratação de peso pedida pelo "Professor Athirson" foi um atacante experiente conhecido pela torcida do Flamengo (o carioca) e do Fluminense.
"O Marcelo [Macedo], que é um jogador experiente, tem currículo bom, aceitou esse desafio, acreditou no trabalho. Ele vinha fazendo excelentes Campeonatos Cariocas e é um grande profissional. Acabou encaixando em tudo que a gente pensa, então foi uma ótima contratação", disse.
Em sua carreira  como jogador  Athirson passou por mais  de  dez  clubes, entre eles Cruzeiro, Santos, Portuguesa, Flamengo,  CSK-Moscou  e Juventos.
Veja a  matéria completa em ESPN.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...