sábado, 13 de agosto de 2016

Pensando em Tóquio 2020, Sarah Menezes confirma mudança de peso e vai lutar na categoria até 52kg

Menos de uma semana após sofrer uma luxação no cotovelo direito na sua eliminação nos Jogos Rio 2016, Sarah Menezes já começa a planejar o futuro e, mais especificamente, a Olimpíada de Tóquio, em 2020. Em para o SporTV, a judoca, medalha de ouro em Londres, em 2012, confirmou que está de mudança de categoria. Sai do peso-ligeiro (até 48kg) e passa para o peso meio-leve (até 52kg).

Sarah Menezes terminou a Rio 2016 sem medalha, ela irá mudar de categoria / Foto: Flavio Florido / COB

- Meu braço está melhorando, são dois meses para recuperar, estou com bem menos dor hoje, está imobilizado e, na próxima semana, vamos refazer os exames. Agora vou tirar uma férias, descansar um pouco, o ano foi bem disputado, bem forte nos treinamentos, apesar de eu não ter tido sucesso na competição. No próximo ano, vou voltar na categoria de cima, nos 52kg - afirmou a judoca, que nos Jogos Mundiais Militares, em 2015, na Coreia do Sul, conquistou a medalha de ouro no meio-leve.

Mesmo sem se aprofundar nos motivos que a levaram a tomar a decisão de mudar de categoria, Sarah Menezes tem de lidar com algo comum a todos: a dificuldade maior em perder peso com o passar dos anos. Gestor de alto rendimento da CBJ, Ney Wilson é um entusiasta da ideia.

- Pela composição corporal dela, chegar aos 48 quilos exige um sacrifício muito grande. Precisa subir. As pessoas vão ficando mais velhas e vão engordando. Os judocas são assim também. E no caso dela tende a ter mais lesões - explicou Ney.

Apesar de ainda sofrer com as dores no braço e, principalmente, com a tristeza pela derrota dentro dos tatames nos Jogos Olímpicos em casa, Sarah Menezes sabe que terá de enfrentar alta concorrência na nova categoria. No Brasil, quem disputou o peso meio-leve foi a brasiliense Érika Miranda, que perdeu a medalha de bronze para a judoca Misato Nakamura. O ouro na disputa até 52kg ficou com a judoca do Kosovo Majlinda Kelmendi.

Sarah Menezes sofreu uma luxação no braço direito e está em recuperação

- A derrota está doendo bastante, ainda não deu para pensar e, além da derrota, saí com a lesão. Então, foi uma dor dividia. Vou esperar um pouco e refletir muito. Às vezes, ainda choro, penso no que aconteceu na luta e busquei até o fim, mas não foi o suficiente. Agora é ter paciência, levantar e treinar de novo. Erguer a cabeça e seguir em frente novamente, na próxima categoria - disse Sarah Menezes.

Sobre o resultado do judô brasileiro abaixo da campanha dos Jogos de Londres, em 2012, quando a equipe voltou para casa com quatro medalhas (a participação na Rio 2016 terminou com três medalhas), Sarah Menezes preferiu valorizar o empenho e dedicação dos judocas do Brasil.

- Não foi o resultado que nós esperávamos, pensávamos em ter mais medalhas, mas, a pressão é normal. Faz parte do esporte. Acredito muito na equipe, tudo pode acontecer, todo mundo lutou e todos nós fizemos tudo: treinamos, lutamos até o fim, ninguém desistiu, mas os resultados são consequências. No momento, a gente não teve sucesso como a olimpíada anterior, mas, agora, precisa continuar, pensando positivo, focando e tentar mais uma vez - comentou.

Por fim, Sarah Menezes agradeceu aos torcedores brasileiros pelo apoio durante toda a competição e após a lesão que a deixará parada por, pelo menos, dois meses.

- Para mim, foi de extrema importância (a torcida brasileira na Arena Carioca 2). Sempre gostei de lutar no Brasil, apesar de não ter conquistado uma medalha nesse momento tão importante, mas a torcida é favorável. É muito gostoso você escutar, a vibração positiva e aquilo traz mais confiança - concluiu.

Fonte: Texto do  SporTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...