terça-feira, 23 de agosto de 2016

Por que o TCU está certo em proibir a construção de um estádio para 45 mil torcedores na Vila Olímpica de Parnaíba?

Em 2008 foi anunciada pelo governo do Piauí e o ministério dos esportes a construção da Vila Olímpica de Parnaíba. A construção era destinada a servir como sub-sede da Copa do Mundo 2014 e a preparação de competidores para os recém encerrados Jogos Olímpicos Rio 2016. Incluía ginásio para cinco mil espectadores, piscina olímpica, piscina para saltos ornamentais, quadras esportivas, pista de corrida, vestiários, quiosques, estacionamento para cinco mil veículos, além de um estádio com capacidade para 45 mil pessoas. Iria custar cerca de R$ 200 milhões.

Vila Olímpica de Parnaíba, estádio para 45 mil torcedores foi considerado muito grande para a cidade

E é justamente esse grandioso estádio que mais chama atenção na Vila Olímpica, sua construção sempre foi alvo de críticas, inclusive do próprio autor da emenda que destinou recursos para a construção da Vila Olímpica, o ex-deputado Osmar Junior, segundo ele, o estádio seria muito grande para a cidade de Parnaíba e se tornaria um grande elefante branco.

“O atraso no projeto se deu em razão do superdimensionamento do estádio de futebol que fizeram inicialmente para 45 mil expectadores. Seria um elefante branco, eu não aceitei. Isso atrasou todo o cronograma, mas estamos com recursos assegurados pela nossa bancada federal..."

Terreno onde está sendo construída a Vila Olímpica de Parnaíba, a obra está parada há anos /
Foto: CarlsonPessoa

O fato é que após uma reformulação no projeto do estádio, que teve sua capacidade reduzida(não há informações concretas sobre a nova capacidade), as obras finalmente começaram em junho de 2012, mas em meio a denúncias de irregularidades na execução das obras e ainda os questionamentos sobre se era adequado ou não construir um estádio tão grande em Parnaíba as obras acabaram sendo paralisadas e assim estão até hoje.

Mas a pergunta é:

Parnaíba merece um estádio tão grande com capacidade para 45 mil torcedores?

Parnaíba tem cerca de 150 mil habitantes, mas se formos analisar a participação da população nas partidas do Campeonato Piauiense, Copa do Brasil e Brasileiro Série D  a  resposta é: Não, Parnaíba não merece receber um estádio para 45 mil torcedores, aliás mesmo um para 10 mil, talvez já seria demais para a cidade.

Isso porque o pequeno Estádio Pedro Alelaf, que tem capacidade para apenas 4 mil torcedores, nunca lotou mesmo nos jogos do Parnahyba na Copa do Brasil e Brasileiro, então se não consegue lotar um estádio tão pequeno imagine um estádio com capacidade para 45 mil.

Estádio Pedro Alelaf  tem capacidade para apenas 4 mil torcedores,
mas não lota nem em jogos decisivos do Parnahyba

O maior público que o Parnahyba conseguiu levar para o estádio em 2016 foi de 2496 torcedores em uma partida disputada contra o Flamengo-PI, em março, pelo Piauiense 2016, talvez o público tenha sido um pouco maior pela presença de Athirson, então técnico do Fla-PI.

De qualquer forma, o projeto do estádio já foi refeito e sua capacidade reduzida, agora é torcer para que as obras sejam reiniciadas logo, pois a cidade pode até não merecer um estádio tão grande, mas com certeza merece sim uma vila olímpica bem estruturada, aliás não só Parnaíba, mas também Picos, Piripiri, Floriano e Teresina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...